Pular para o conteúdo principal

Rosário e a Imitação de Cristo.



A Imitação de Cristo e o Rosário

O Santo Rosário meditado segundo textos da Imitação de Cristo.

Mistérios Gozosos

Primeiro mistério: Anunciação.

Convite à vida de união íntima com Nosso Senhor.

Livro I, Cap. I.

O Reino de Deus está dentro de vós. Aprende a desprezar as coisas exteriores, aplica-te às interiores e verás como vem a ti o Reino de Deus.

Cristo virá a ti , se... lhe preparares, no interior uma digna habitação.

Toda sua glória e formosura está no inteiro da alma e só aí ele se compraz.

Segundo mistério: Visita de Nossa Senhora a Santa Izabel.

A prática da caridade.

Livro I, Cap. IX.

Sem caridade, de nada vale a obra exterior; tudo, porém, que dela procede, por insignificante e desprezível que seja, torna-se proveitoso, porque Deus não olha tanto para as ações como para a intenção com que as fazemos. Muito faz quem serve antes ao bem comum que à própria vontade.

Quem tem perfeita caridade em nada se busca a si mesmo; mas deseja somente que tudo se faça para a glória de Deus.

Terceiro Mistério: Nascimento.

Convite à abnegação

Livro III, Cap. XXIII

Filho, agora te ensinarei o caminho da verdadeira paz e da verdadeira liberdade.

...Procura fazer antes a vontade de outrem que a tua. Escolhe sempre menos do que mais. Busca antes o último lugar e sujeita-te a todos. Deseja e pede sem cessar que se cumpra, plenamente, em ti a Vontade de Deus.

Assim entra o homem nos limites da paz e da quietação.

Quarto Mistério: Apresentação no Templo.

Exemplo de obediência.

Livro III, Cap. XIII

Eu me fiz o mais humilde e o último de todos, para que com minha humildade vencesses a tua soberba. Aprende a obedecer tu, que és pó, aprende a humilhar-te, terra e limo e a prostrar-te aos pés de todos.

Aprende a quebrar a tua vontade e entregar-te a toda sujeição.

Inflama-te de zelo contra ti mesmo e não permitas que o orgulho te domine; ao contrário, mostra-te tão pequeno e submisso, que todos possam andar sobre ti e pisar-te, como a lama das ruas.

Quinto Mistério: Perda e encontro no Templo.

A alegria de ter Jesus e a tristeza de perdê-lo.

Livro II, Cap. VIII.

Quando Jesus está presente, tudo é suave e nada há que pareça difícil;quando Jesus, porém, está ausente, tudo se torna penoso.

Quando Jesus não fala não nos fala dentro de nós, vã é toda a consolação; mas se Jesus nos diz uma só palavra, grande alívio experimentamos.

Quão árido e insensível és sem Jesus! Quão néscio e vão se alguma coisa desejas fora dele!

Que te pode dar o mundo sem Jesus?

Estar sem Jesus é terrível inferno; estar com Jesus é suave paraíso.

Se Jesus estiver contigo, nenhum inimigo te poderá ofender.

Quem acha a Jesus, encontra um tesouro inestimável,ou antes, um bem acima de todos os bens.

Quem perde a Jesus, perde mais que se perdesse o mundo inteiro.

Grande arte é saber falar conversar com Jesus; muita prudência conservá-lo consigo.

Sê humilde e pacífico e Jesus estará contigo.

Mistérios Dolorosos

Primeiro Mistério: Agonia

Os sofrimentos morais de Jesus.

Livro III, Cap. L.

Pai justo e sempre digno de louvor, é chegada a hora em que vosso servo será provado.

Pai sempre adorável, chegou a hora que, desde a eternidade, previstes que havia de vir, na qual o vosso servo, por um pouco de tempo, sucumba exteriormente, sem deixar de, interiormente, viver unido a vós.

Seja ele por um pouco de tempo desprezado, humilhado, abatido aos olhos dos homens... para que ressuscite convosco, na aurora da nova luz e seja glorificado no céu.

Pai santo, assim determinastes e quisestes, fez-se o que ordenastes.

Segundo Mistério: Flagelação.

A paciência nos sofrimentos.

L:ivro III,Cap. XIX.

Filho, que é que dizes? Deixa-te de queixas, considerando a minha paixão...

Ainda não resististe até o derramar sangue. Pouco é o que padeces em comparação de outros, que sofreram tanto...

É bom que te lembres dos graves sofrimentos alheios, para que, mais facilmente, possas com os teus, que sã mínimos.

E se não parecem leves, olha não venha isto da tua impaciência.

Sejam, porém, grandes ou pequenos, procura levá-los com paciência.

O verdadeiro sofredor não atenta para o homem que o maltrata; se é seu superior, igual ou inferior; se é bom e santo varão, ou indigno e perverso.

Aparelha-te, pois, para a peleja, se queres alcançar a vitória.

Terceiro Mistério: Coroação de Espinhos.

Convite à mortificação e à humildade.

Livro III, Cap.XLIII.

Filho, aplica-te à mortificação das tuas paixões, porque isto te aproveitará mais que o conhecimento das questões mais difíceis.

Sou eu Quem ensina aos homens a ciência.

Eu ensino sem rumor de palavras, sem confusão de opiniões, sem vaidades...

Sou eu quem ensina a desprezar as coisas terrenas, aborrecer os bens presentes, buscar e saborear as coisas eternas, fugir das honras, sofrer as adversidades, colocar em mim toda esperança, nada desejar fora de mim e amar-me, ardentemente acima de tudo.

Quarto Mistério: Carregando a Cruz ao Calvário.

O amor à Cruz.

Livro II, Cap. XII.

A muitos parece dura esta palavra: Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue a Jesus. Muito mais duro, porém, será ouvir aquela última sentença: “Afastai-vos de mim, malditos para o fogo eterno.”

Aqueles que agora, de boa vontade, ouvem e seguem a palavra da Cruz, não temerão ouvir sentença da condenação eterna.

Por que temes, pois, tomar a cruz, pela qual se vai ao reino?

Não há outro caminho para a vida e para a verdadeira paz, senão a via da santa cruz e da mortificação quotidiana.

Anda por onde quiseres, procura quanto quiseres e não encontrarás caminho mais sublime acima do caminho da santa cruz, nem mais seguro abaixo dele.

Se, de boa vontade, levares a cruz, ela te conduzirá e guiará ao reino almejado, isto é, onde acabam os sofrimentos não, porém, neste mundo.

Se, de má vontade a levas, aumentar-lhe-ás o peso e te sobrecarregarás mais, pois é forçoso que a suportes.

Quinto mistério: Crucifixão.

As grandezas da Cruz

Livro II cap. XII

O sinal da Cruz aparecerá no céu, quando o Senhor vier para julgar.

Na Cruz está a salvação, na Cruz a vida, na Cruz a proteção contra os inimigos.

Na Cruz está o complemento da virtude, a perfeição da santidade; não salvação para a alma, nem esperança de vida eterna, senão na Cruz.

Eis que tudo se encerra na cruz e em morrer nela.

Toma, pois, a tua cruz, segue a Jesus e caminharás pra a vida eterna.

Ele foi adiante de ti, carregando sua cruz e nela morreu por teu amor, para que tu também leves a tua e nela desejes morrer.

Porque se com ele morres, do mesmo modo viverás com ele; se fores seu companheiro no sofrimento, também o serás na glória.

Mistérios Gloriosos

Primeiro Mistério: Ressurreição.

A recompensa após o sofrimento

Livro I cap. XXV

Sê vigilante e fervoroso no serviço de Deus...

Trilha, pois, com fervor, o caminho da perfeição, porque, em breve, receberás o prêmio de teus trabalhos; r não haverá mais temor ou dor em volta de ti.

Trabalharás agora um pouco e encontras descanso, ou melhor, perene alegria

Se perseverares, com fervor e fidelidade em tuas ações, Deus... será fiel e generoso em te premiar.

Deves nutrir uma esperança firme de que conseguirás vitória; mas não convém considerá-la como certa, para que não caias na tibieza ou presunção.

Espera no Senhor e faze boas obras, diz o profeta, habita na terra e serás alimentado com suas riquezas.

Em toda parte, procura teu progresso espiritual, aproveita tudo, de sorte que, vendo ou ouvindo bons exemplos, te animes a imitá-los.

Segundo mistério: Ascensão.

Do desejo da Vida Eterna

Livro III cap. XLIX

Filho, quando sentires que o céu inspira o desejo da bem-aventurança e anelas sair do cárcere do teu corpo, pra que, sem sombra de vicissitudes, possas contemplar a minha glória, dilata o teu coração e recebe com todo o afeto esta santa inspiração.

... Hás de ser ainda provado e exercitado em muitas coisas na terra.

Consolações terás de quando em quando, mas saciedade plena não te será concedida.

Esforça-te, pois, tem coragem para fazer e suportar o que repugna à natureza.

Preciso se faz que te revistas do homem novo e te transformes em outro homem.

... E, com efeito, por esta pequena renúncia, que agora, espontaneamente fazes, a tua vontade será para sempre satisfeita no céu.

Ali, certamente, encontrarás tudo o que quiseres e quanto puderes desejar.

Ali possuirás todos os bens, sem receio de os perder. Ali tua vontade, sempre unida à minha, não terá outros desejos que não sejam os meus.

Ali não haverá quem te faça resistência, ninguém se queixará de ti, nenhum obstáculo encontrarás, não haverá quem te cause estorvo; mas todas as coisas que desejares ser-te-ão, ao mesmo tempo, presentes e será satisfeito em tudo o teu afeto.

Ali dar-te-ei glória pelas injúrias recebidas; vestidura de alegria pela tristeza e, pelo ínfimo lugar, um trono no meu reino eterno.

Ali se colherá o fruto da obediência; as asperezas da penitência tornar-se-ão em alegria e a submissão humilde gloriosamente coroada.

Terceiro mistério: Pentecostes

As consolações do Espírito Santo

Livro III, cap. V

Bendigo-vos, Pai celestial, Pai de meu Senhor Jesus Cristo, porque vos dignastes lembrar-vos de mim, que sou pobre.

Graças vos sejam dadas, Pai de misericórdia e Deus de toda consolação que, à vezes, apesar de minha absoluta indignidade, me confortais com as vossas consolações.

Sede sempre bendito e glorificado, com o Vosso Unigênito Filho e o Espírito Paráclito, por todos os séculos dos séculos.

Ah! Senhor, Deus meu, santo amigo de minha alma, quando vierdes ao meu coração, estremecerão de júbilo minhas estranhas!

Sois minha glória, o enlevo de meu coração; sois a minha esperança e o meu refúgio na tribulação.

....Dilatai-me no amor, para que eu aprenda, no fundo de meu coração, a saborear quão suave seja amar-vos, até me derreter e nadar no vosso amor.

Possua-me o amor, eleve-me acima de mim mesmo em seus transportes de fervor.

Cante eu um cântico de amor a vós meu Amado; a minha alma rejubilada pelo vosso amor, desfaleça nos vossos louvores.

Ame-vos eu mais que a mim mesmo e nem e mim mesmo ame senão por amor de vós, e em vós todos os que vos amam, conforme ordena a lei do amor que de vós recebe sua luz.

Quarto mistério: Assunção.

A meditação de nossa morte.

Livro I, cap.XXIII.

Mui depressa chegará teu fim, neste mundo; vê, pois, como te preparas; hoje o homem está vivo e amanhã já não existe.

Tirado que seja da vista, logo foge da lembrança.

Oh! Insensatez e dureza do coração humano, que cuida, somente, das coisas presentes, sem olhar para as futuras!

De tal modo te deves comportar em tuas ações e pensamentos, como se hoje mesmo houvesses de morrer.

De que nos serve viver muito tempo, se tão pouco no emendamos?

A vida longa nem sempre emenda, antes, muitas vezes, aumenta as culpas.

Feliz quem sempre traz diante dos olhos a hora da morte e se dispõe, cada dia, a morrer.

Pela manhã pensa que não chegarás à noite; e à noite não contes chegar ao dia seguinte.

Conserva o teu coração livre e voltado para Deus, porque não tens aqui morada permanente.

Dirige para o céu a tuas orações e gemidos de cada dia, com lágrimas, a fim de que, depois da morte, o teu espírito mereça passar ditosamente ao Senhor. Amém.


Quinto mistério: Coroação de Nossa Senhora no céu.

A glória e a alegria dos Santos no Céu.

L III Cap. XLVIII

Ó mansão beatíssima da cidade celestial! Ó dia claríssimo da eternidade, sem noite que o obscurece, mas iluminado sempre pela soberana verdade; dia inalterável, livre de qualquer vicissitude!

Já resplandece para os Santos, com toda a sua perpétua e esplêndida claridade; mas para os que peregrinam na terra só se vislumbra ao longe, como através de um espelho.

Os que habitam no céu, conhecem quão ditoso é aquele dia; os desterrados filhos de Eva gemem na amargura e tédio desta vida!

Quando terão fim todos estes males?

Quando me lembrarei somente de vós, Senhor, e, plenamente, em vós exultarei de júbilo?

Quando haverá paz sólida, paz imutável e segura; paz interior e exterior, firme de todos os lados?

Ó bom Jesus! Quando estarei diante de vós, para vos ver? Quando contemplarei a glória de vosso reino? Quando sereis para mim tudo em todas as coisas?

Oh! Quando estarei convosco no reino que, de toda a eternidade, preparastes para os vosso eleitos?

Compilação: Pe. Gaspar Samuel Coimbra Pelegrini

Fonte: http://www.institutosapientia.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1376:a-imitacao-de-cristo-e-o-rosario&catid=113:oracoes&Itemid=470

Postagens mais visitadas deste blog

Oração Flecha de Ouro (para reparar as blasfêmias contra Cristo).

Oração da Fecha de Ouro Um ato de Louvor e Reparação ditada por Nosso Senhor à Irmã Marie de Saint-Pierre. "O Santíssimo, Sagrado, Adorável, incompreensível e indescritível Nome de Deus seja sempre louvado, abençoado, amado, adorado e glorificado, no céu, na terra, e debaixo da terra, por todas as criaturas de Deus e pela Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar. Amém". Depois de receber esta oração, Irmã Marie teve uma visão na qual ela viu o Sagrado Coração de Jesus ferido pela "Oração da Flecha de Ouro" como torrentes de graças saiam dele para a conversão dos pecadores. Nosso Senhor disse à Irmã Marie de Saint-Pierre, em 16 de março de 1844, "Oh, se você soubesse o grande mérito que você adquire por dizer ainda uma vez," Admirável é o Nome de Deus", no espírito de reparação de blasfêmia.

Devoção à Santa Face de Jesus (orações e ladainha).

Devoção à Santa Face de Jesus Em 24 de novembro de 1843, Nosso Senhor falou as seguintes palavras à Carmelita francesa, a Irmã Marie de Saint-Pierre: "A terra é coberta com crimes. A violação dos primeiros três mandamentos de Deus tem irritado o meu Pai. O Santo Nome do Deus é blafemado, e o Santo Dia do Senhor profanado, enche a medida em iniqüidades. Estes pecados subiram até o Trono de Deus e provocou Sua ira que se fará em breve se sua justiça for apazigada. Em nenhum momento, estes crimes chegou a um tal ponto. " Nosso Senhor apareceu várias vezes à Irmã Marie para pedir ressarcimento a ser feito para o Seu Santo Rosto. Estas revelações desfrutam de plena aprovação da Igreja Católica. Céu disse-nos que através da Irmã Maria que o Santo Rosto de Jesus é um símbolo da religião católica. Não será isto uma velada profecia para a Igreja dos nossos dias? A crise de fé que tem atingido a Igreja desde o 1960 tem corrompido e desfigurado o rosto do catolicismo. Promessas de Nosso

LADAINHA DA HUMILDADE (versão completa).

LADAINHA DA HUMILDADE (versão completa). Card. RAFAEL MERRY DEL VAL, Secretário de São Pio X. 1. Senhor, tende piedade de nós. 2. Cristo, tende piedade nós. 1. Senhor, tende piedade de nós. 2. Jesus manso e humilde de coração: ouvi-nos. 1. Jesus manso e humilde de coração: atendei-nos. 2. Jesus manso e humilde de coração: fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. 1. Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus! 2. Do desejo de ser amado, livrai-me, Jesus! 1. Do desejo de ser procurado, livrai-me, Jesus! 2. Do desejo de ser louvado, livrai-me, Jesus! 1. Do desejo de ser honrado, livrai-me, Jesus! 2. Do desejo de ser preferido, livrai-me, Jesus! 1. Do desejo de ser consultado, livrai-me, Jesus! 2. Do desejo de ser aprovado, livrai-me, Jesus! 1. Do desejo de ser adulado, livrai-me, Jesus! 2. Do temor de ser humilhado, livrai-me, Jesus! 1. Do temor de ser desprezado, livrai-me, Jesus! 2. Do temor de ser rejeitado, livrai-me, Jesus! 1. Do temor de ser caluniado, livrai-me, Jesus! 2. Do temo