Pular para o conteúdo principal

Algumas orações franciscanas.


Orações

Nós vos adoramos, santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que estão pelo mundo inteiro, e vos bendizemos, porque pela vossa santa cruz remistes o mundo

1. Que rezamos todos os dias:

1.1 Oração da providência

Oh! Providência, ó divina providência do altíssimo Deus, tende Provido, provê e proverá.

Providência de Deus tende piedade de nós.

2.2 Nós vos Adoramos:

Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que estão pelo mundo inteiro, e vos bendizemos, porque pela vossa santa cruz remiste o mundo.

3.3 São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate; sede nosso auxílio contra as maldades e ciladas do demônio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere, e vós, Príncipe da milícia celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Amém.

2. Orações de São Francisco:

2.1 Orações de louvor e ação de graças Por São Francisco de Assis

Onipotente, altíssimo, santíssimo Deus, pai santo e justo, Senhor e rei dos céus e da terra.Por vossa santa vontade e pelo vosso único filho, criastes no Espírito Santo, todos os seres espirituais e corporais, fizeste-nos à vossa imagem e semelhança (Gn. 1,26 - 2,15) e nos colocastes no paraíso e nós caímos por nossa culpa. Rendemo-vos graças, se por vosso Filho nos criastes, pelo mesmo verdadeiro e santo amor com que nos amastes (Jo 17,26) e fizestes nascer, como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, da gloriosa, beatíssima, santa e sempre Virgem Maria, e quisestes que nós, cativos fôssemos remidos por sua cruenta morte na cruz. E damo-vos graças porque o vosso mesmo filho há de voltar na glória de sua majestade, para lançar ao fogo eterno os malditos que não quiserem fazer penitência e não vos reconheçam, e dizer a todos: Vinde, benditos do meu Pai, tomai posse do reino preparado para vós desde a criação do mundo (Mt. 25,34). Amém, Amém.

2.2 Orações de louvor a serem recitadas em todas as horas canônicas
por São Francisco de Assis

Orações

Segundo atesta um manuscrito de Assis, São Francisco mandava rezar estes louvores a Deus antes de cada hora canônica, dando aos irmãos o melhor exemplo neste sentido.

Esta forma de rezar, servindo-se de orações compiladas de textos das Sagradas Escrituras e da liturgia, é bem típico de São Francisco. Pela sucessão de idéias e pelo estilo é certamente da autoria do Santo de Assis.

Oração
Onipotente, santíssimo, altíssimo e soberano Deus,
que sois todo o bem, o sumo bem, a plenitude do bem,
nós vos tributamos todo o louvor, toda a glória,
toda a ação de graças, toda a exaltação, e todo o bem.
Assim seja, Assim seja.
Amém.

2.3 Oração á Santa Virgem Maria

Oração à Nossa Senhora

Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a vós,
filha e serva do Altíssimo rei e pai celestial.
Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo,
esposa do Espírito Santo, rogai por nós
com São Miguel Arcanjo e todas as virtudes do céu,
e todos os Santos junto à vosso Santíssimo
e dileto Filho, nosso Senhor e Mestre.
Amém.

2.4 Oração diante do crucifixo
por São Francisco de Assis
Segundo o testemunho de alguns antigos manuscritos, São Francisco rezou esta oração no momento em que estava diante do crucifixo de São Damião e recebia o seguinte encargo: "Francisco, vai reconstruir minha casa".

Oração diante do Crucifixo
Ó glorioso Deus, altíssimo, iluminai as trevas do meu coração,
Concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito.
Daí-me Senhor, o reto sentir, e conhecer, a fim de que possa cumprir
o sagrado encargo que verdade acabais de dar-me.
Amém.

2.5 Saudação à Virgem Maria
por São Francisco de Assis
Esta saudação tão singela deixa entrever a grande veneração de São Francisco pela Virgem Maria, sua Mãe e Senhora, cuja capelinha: "da Porciúncula" (Nossa Senhora dos Anjos) fora o berço da Ordem e se conservou, através dos séculos, foco de piedade Franciscana.

Salve ó Senhora Santa, Rainha Santíssima,
Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita igreja,
eleita pelo Santíssimo Pai celestial,
que vós consagrou por seu Santíssimo e
dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito.
Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem.
Salve, ó palácio do Senhor!
Salve, ó tabernáculo do Senhor!
Salve, ó morada do Senhor!
Salve, ó manto do Senhor!
Salve, ó serva do Senhor!
Salve, ó mãe do Senhor!
E salve vós todas ó santas virtudes derramadas,
pela graça e iluminação do Espírito Santo,
nos corações dos fiéis, transformando-os de infiéis
em fiéis servos de Deus!
Amém

Postagens mais visitadas deste blog

Jaculatórias da Alma Penitente.

Gemidos da alma penitente - jaculatórias do Pe. Manuel Bernardes PADRE MANUEL BERNARDES (1644-1710) O Padre Manuel Bernardes, oratoriano, nasceu em Lisboa. São de Mendes dos Remédios as palavras seguintes: “Vieira e Bernardes [...] distanciaram-se na prédica como na vida. Vieira foi um lutador; a sua vida prende-se por mais de um laço à história política de Portugal; Bernardes viveu o melhor e maior tempo da sua vida — 36 anos — entregue à meditação e à redação dos seus livros na pobre cela da Congregação do Oratório. Lendo-os com atenção, escreve Antônio Feliciano de Castilho, sente-se que Vieira, ainda falando do Céu, tinha os olhos nos seus ouvintes; Bernardes, ainda falando das criaturas, estava absorto no Criador. Vieira vivia para fora, para a cidade, para a corte, para o mundo; Bernardes, para a cela, para si, para o seu coração. Vieira estudava galas e louçainhas de estilo. Bernardes era como estas formosas de seu natural, que se não cansam com alindamentos, a quem tudo fica...

Oração Flecha de Ouro (para reparar as blasfêmias contra Cristo).

Oração da Fecha de Ouro Um ato de Louvor e Reparação ditada por Nosso Senhor à Irmã Marie de Saint-Pierre. "O Santíssimo, Sagrado, Adorável, incompreensível e indescritível Nome de Deus seja sempre louvado, abençoado, amado, adorado e glorificado, no céu, na terra, e debaixo da terra, por todas as criaturas de Deus e pela Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar. Amém". Depois de receber esta oração, Irmã Marie teve uma visão na qual ela viu o Sagrado Coração de Jesus ferido pela "Oração da Flecha de Ouro" como torrentes de graças saiam dele para a conversão dos pecadores. Nosso Senhor disse à Irmã Marie de Saint-Pierre, em 16 de março de 1844, "Oh, se você soubesse o grande mérito que você adquire por dizer ainda uma vez," Admirável é o Nome de Deus", no espírito de reparação de blasfêmia.

Os Doze Graus de Humildade.

OS DOZE GRAUS DA HUMILDADE Santo Tomás nos ensina que o fundamento da humildade é a reverência para com Deus. É por isso que Santo Agostinho relaciona a humildade ao dom do temor de Deus, pelo qual o homem honra a Deus. A humildade nos faz submeter-nos a Deus. Ela é então radicalmente oposta ao Liberalismo, que não é senão o orgulho erigido em sistema. O liberal quer ser livre de toda sujeição, como se submeter-se a Deus fosse um mal, quando na verdade é não somente a única atitude que convém à criatura, mas também o único meio de ser feliz, pois só podemos ser felizes se obtivermos o fim para o qual fomos criados que é o próprio Deus. Mas vejamos o que nos diz São Bento, menos especulativo que Santo Tomás e Santo Agostinho, mas, eminentemente prático na aplicação dos mesmos princípios enunciados por estes santos Doutores. São Bento se propõe a educar os monges, adultos ou crianças, que se apresentam à porta do mosteiro. Como o faz? Ele lhes repete a palavra do Evangelho: “O que s...